terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aplicação da fórmula mágica de Joel Greenblatt no Ibovespa


Estou dando uma pausa na série "Grandes investidores que bateram o S&P 500 ao longo do tempo" para compartilhar algo muito bacana com vocês.

Para quem não leu o post anterior sobre Joel Greenblatt, saibam que o mesmo é um famoso investidor que conseguiu bater o S&P 500 por mais de 15 anos consecutivos a uma taxa de aproximadamente 30% ao ano. Tal feito foi possível, segundo Greenblatt, devido a aplicação de uma simples fórmula baseada em análise fundamentalista.

Fiquei muito curioso para saber qual seria o rank das ações que compõem o Ibovespa utilizando a tal fórmula mágica, então corri atrás de uma metodologia rápida, em planilha excel, utilizando macros para buscar as informações na internet. E aproveito o ensejo para agradecer um dos meus melhores amigos, Raffael Pinheiro, que é web designer e me ajudou a entender o funcionamento da macro para buscar informações em páginas web. Aliás, foi ele quem pegou o código de uma planilha que eu tinha e colocou boa parte dos dados que coletei na planilha que segue para vocês nesse post.

Tenho o maior prazer de compartilhar, inclusive com o código aberto, para que vocês possam fazer bom uso dela. Abaixo seguem o passo a passo com os locais aonde consegui as informações:

  1. Puxei as ações do Ibovespa no site da BMF: Índice Bovespa;
  2. As informações desejadas das ações eu consegui no site da Fundamentus: Fundamentus.com.br
Como usar a planilha:

  1. Você pode apagar todas as informações da planilha que esotu enviando para vocês;
  2. Coloque o código da ação desejada na coluna "A" (Ativos);
  3. Aperte o botão do lado direito "Pegar dados";
  4. Aguarde a planilha buscar os dados dos ativos;
  5. Pronto! A planilha buscou do site Fundamentus os dados de P/L, P/VP, P/EBIT, Div. Yield, EV EBIT e ROE.
As colunas "H", "I" e "J" eu fiz por minha conta, mas elas basicamente são a parte final para se chegar ao resultado da fórmula mágica. Após rodar a marco da planilha, você verifica em que posição ficaram as ações no ROE (quanto maior melhor) e depois a posição do P/L (quanto menor melhor). Aí é só somar as posições e ordenar a planilha de forma crescente com o resultado, assim você vai ter as ações ordenadas conforme a fórmula de Grennblatt. 

Gostaria apenas de ressaltar que eu considerei todas as ações, incluindo aquelas que o método, se seguido a risca, teria excluído. Ações de infraestrutura e públicas não deveriam entrar na conta, mas fica aí somente como curiosidade para vocês.

Também acho importante destacar que essa análise é muito simplista para você basear seus investimentos. Meu intuito em compartilhar é mais para mostrar como o método é simples, mas o ideal seria fazer isso pegando a média dos últimos anos, além de estudar o posicionamento das empresas no mercado atual. Um bom P/L e um bom ROE não significam exatamente que a empresa está em um bom momento, podendo apenas ter sido um resultado pontual. 

Espero que gostem.

Segue planilha para download: clique aqui


5 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo artigo. Não consegui baixar a planilha.

    ResponderExcluir
  2. Realmente está acontecendo algum problema no link. Vou arrumar Sebatiao

    ResponderExcluir
  3. Já arrumei, Sebastião. Pode baixar agora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Victor,

    Parabéns pelo excelente artigo. Recebo a mensagem 'Named argument not found'
    Eu estou tendo problemas com a planilha. Você saberia dizer o que está acontecendo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei um hangouts pra vc João. Vou ver o que está acontecendo e postar novamente, ok?

      Excluir